sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Marcas Formativas do SENAC

O técnico de informática, habilitado pelo Senac, tem como marcas formativas, o domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano. Essas marcas identificam e diferenciam, no mercado de trabalho, os profissionais formados nos cursos do Senac. São baseadas nos valores institucionais e nos princípios educacionais.

Você já conhecia essas marcas formativas, não é mesmo! Utilizando o Blog, registre comentários sobre os seguintes aspectos:

a) Em que o domínio técnico científico, me auxilia na atuação profissional?
b) Porque ter uma visão crítica é importante?
c) Como fazer com que percebam a minha atitude empreendedora?
d) A atitude sustentável pode melhorar a forma como cuido do meu negócio e do mundo? Explique!
e) Ser colaborativo é uma atitude que agrega valor ao profissional, como demonstrar essa atitude?

17 comentários:

  1. A- O conhecimento técnico científico é importante, conhecer bem aquilo que eu estou trabalhando é essencial, então, isso vai me auxiliar muito.

    B- Ter uma visão crítica é importante, opinar, ter dialogo, perguntar sobre o assunto enfim...Ter uma visão critica na minha opinião é isso.

    c- Respeitar gente: saber identificar as emoções das pessoas, compreender a forma que o outro sente e respeitar seu momento é essencial.
    Inspirar com o exemplo: líderes carismáticos são seguidos por sua capacidade de se colocar no lugar do outro.
    Humildade: saber reconheça o potencial da equipe, que por vezes terá mais competência em determinado assunto que o próprio líder.

    D- Sim, ter atitude sustentável é importante pode melhorar a minha empresa, posso adotar varias medidas como: o descarte certo do lixo, plantar arvores isso pode ajudar a embelezar a minha empresa, e isso ajuda o mundo demais menos poluição mais arvores.

    E- O senso de colaboração e o respeito ao trabalho em equipe são características muito bem vistas por líderes e executivos que buscam bons profissionais. ... Para se tornar colaborativo, o profissional pode começar mudando pequenas atitudes no dia a dia.

    ResponderExcluir
  2. A) O conhecimento técnico científico é importante, Pois preciso conhecer bem aquilo que eu estou trabalhando, pesquisar e entender isso irá ajudar bastante!
    B) Ter uma visão crítica ajuda na habilidade de ser um profissional bem capacitado, Ser crítico perguntar dar opinião ouvir também que ajuda na resolução de problemas complexos.
    C) Respeitar as pessoas e agir com humildade e saber reconhecer o potencial da equipe e assim as pessoas vão ver sua atitude empreendedora!
    D) Sim, ter atitude sustentável é importante, limpar sempre jogar o lixo certo no lugar certo. para que não polua o meio ambiente e isso ajuda o mundo a ser sustentável, tudo começa ajuntando um papel no chão!
    E) Ser colaborativo ajudar e respeitar os colegas de trabalho são características bem vistas por chefes que buscam um bom profissional, para se tornar uma pessoa colaborativa pode ir começando a mudar as atitudes diárias!
    Pedro Lucas

    ResponderExcluir
  3. A-O conhecimento cientifico era bom se inventacem mais peças boas para trabalhar com computadores para facilitar no trabalho de identificar peças queimadas mais fáceis.
    B-Envolve um juízo intencional, no sentido de refletir sobre em que se deve crer ou de como reagir no meu trabalho
    C-Tendo todos meus equipamentos de trabalho, min dedicando e min esforçando no dia a dia na minha profissão
    D-Sim, ter atitude sustentável é importante pode melhorar a minha empresa, posso adotar varias medidas como: o descarte certo do lixo, plantar arvores isso pode ajudar a embelezar a minha empresa, e isso ajuda o mundo demais menos poluição e mais arvores no mundo.
    E- O senso de colaboração e o respeito ao trabalho em equipe são características muito bem vistas por líderes e executivos que buscam bons profissionais. Para se tornar colaborativo, o profissional pode começar mudando pequenas atitudes no dia a dia etc.

    ResponderExcluir
  4. a) Ter um conhecimento técnico é importante, pois eu irei ter que conhecer tudo o que estou trabalhando, até mesmo nas atividades mais simples que serão executadas.
    b) Ter uma visão crítica é importante no ambiente de trabalho para sempre manter boas formas de execução, saber ouvir as críticas e absolve-las para ter um melhor desempenho.
    c) Sempre ser dedicado, ser responsável, ter boas ideias, ter espírito de equipe, não querer ser superior aos colegas de trabalho.
    d) Ter uma postura sustentável é muito importante, fazer descarte correto de componentes ou até mesmo reutilizá-los, ter atitudes simples como essas irão fazer muito bem para a empresa que será vista como um exemplo.
    e) É possível demonstrar essa atitude tendo um bom convívio com os colegas de trabalho, saber respeitar o espaço do outro e ajuda-los quando precisar e assim mostrar aos outros o quanto você pode ser colaborativo.

    (Heloísa de Souza)

    ResponderExcluir
  5. a) Em que o domínio técnico científico, me auxilia na atuação profissional: em tudo ser eu souber fica bem mais fácil.
    b) Porque ter uma visão crítica é importante:porque ajudar na hora de falar com cliente, tenho que saber da opinião e escuta as opinião deles também.
    c) Como fazer com que percebam a minha atitude empreendedora: ter um bom dialogo com seus clientes ,saber trabalhar e aproveita as oportunidades .
    d) A atitude sustentável pode melhorar a forma como cuido do meu negócio e do mundo: sim,posso fazer reciclamento dos lixos ,e assim vou ajuda o mundo e posso ate conscientiza os outros técnicos a fazerem o mesmo.
    e) Ser colaborativo é uma atitude que agrega valor ao profissional, como demonstrar essa atitude: sim ,sempre que poder ajudar você ajuda seu colega ,e deixando sempre seu ambiente de trabalho organizado.

    ResponderExcluir
  6. a) Sim, pois me auxilia no domínio técnico e me levará a um conhecimento amplo sobre determinado objeto, tecnologia entre outros, com isso me ajudará futuramente no processo de aprendizagem.
    b) É importante pois, você defenderá o seu modo de pensar e criticar sobre tal assunto.
    c) Ser eficiente, planejar, saber arriscar, ser justo, extrair o melhor.
    d) Sim, pois, traserar benefícios ao planeta terra e também ao eco-sistema, alguns exemplos como economia de água, plantações de arvores, economizar energia, reciclagem de lixos entre outros.
    e) Tomar decisões coletivas, resoluções de conflitos, flexibilidade, dar respeito ao próximo e ser respeitado; Todas essas colaborações serve para que a empresa ou ambiente de trabalho seja mais dinâmico entre os funcionários.

    ResponderExcluir
  7. A) O conhecimento técnico me auxiliará no meu desenvolvimento como profissional técnico Pois aprendendo todos os requisitos necessários para um técnico me fará evoluir como profissional e assim me tornando um dos melhores na categoria.
    B) Ter visão crítica é saber que meu trabalho está bom ou ruim e assim dependendo do meu resultado procurar sempre evoluir aprendendo mais e mais.
    C) Trabalhar com eficiência procurar sempre ajudar meu cliente com o que ele precisa ou tem dúvida, ter zelo pelo cliente procurar respeitalo ser honesto.
    D) Sim, posso aderir a prática de não jogar baterias usadas no lixo que não seja o lixo correto, fazer reciclagem de materiais que não posso usar em meu negócio é levar a um ferro velho onde lá estará fora das ruas e de onde criança ou até animais possa se ferir com peças metálicas ou qualquer outro tipo de material metálico.
    E) Ajudar uma pessoa que tem dúvida em um problema que eu tenho conhecimento seria uma forma de ser prestativo e assim colaborar com o conhecimento de um Companheiro de profissão.

    ResponderExcluir
  8. A) O profissional qualificado pelo Senac tem como marcas formativas o domínio técnico-científico, a visão crítica, a atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, sempre com foco em resultados.
    B) Saber ver, escolher, opinar, agir, interferir, ser, ter, recomendar. Se não queremos permanecer na condição manipulada e ou alienada.
    C) O empreendedor tem que acompanhar o planejamento e direcioná-lo para os objetivos e metas do negócio.
    D) Atitudes sustentáveis fazem uma grande diferença da preservação do meio ambiente. Saiba aqui, como atitudes simples podem ajudar o meio ambiente Sim, nós podemos mudar o mundo.
    E) Ser um profissional colaborativo é mais uma questão de postura e de atitude do que fazer.

    ResponderExcluir
  9. A) O conhecimento técnico científico é importante, poque me auxilia na atuação profissional. vai me ajudar no trabalho e me fara evoluir como um bom profissional.
    B) Para nos técnicos ser critico e essencial, para ter um melhor desempenho no trabalho.
    C) Ser uma ótima pessoa no trabalho, ser justo com as pessoas, ajudar o cliente nas duvidas e fazer o melhor de si.
    D) Ter atitude sustentável é importante, evitar a jogar lixo na ruas. cuidar do meio ambiente.
    E)Ser um bom técnico, colaborativo, justo e ter uma boa postura profissional.

    ResponderExcluir
  10. (MOISÉS)
    a) Em que o domínio técnico científico, me auxilia na atuação profissional?
    R=a melhor coisa e você ter conhecimento o suficiente para poder você está fazendo manutenção de uma maquina.
    b) Porque ter uma visão crítica é importante?
    R=para que a gente possa passar conhecimento para outros técnicos para que eles não cometa erros e prejudique a empresa.
    c) Como fazer com que percebam a minha atitude empreendedora?
    R=mostrar para meu chefe que sou um técnico focado no meu trabalho e que eu poça desenvolver meu trabalho com excelência.
    d)A atitude sustentável pode melhorar a forma como cuido do meu negócio e do mundo? Explique!
    R= sim com certeza manter as ruas limpas, e não jogar lixo nos rios e nem nas ruas.
    e) Ser colaborativo é uma atitude que agrega valor ao profissional, como demonstrar essa atitude?
    R=Ser um bom técnico, colaborar com ideias para a empresa , ter uma boa postura profissional.




    ResponderExcluir
  11. A. Ter um conhecimento técnico é importante, pois devo ter conhecimento com o material que estou trabalhando.
    B. Ter uma visão critica ajuda na capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente uma situação.
    C. Através da humildade, responsabilidade, atitude e respeito.
    D. Sim, ter atitude sustentável é importante para evitar consumir mais recursos do que realmente é necessário.
    E. Criar uma cultura colaborativa em que a diversidade, a diferença de opiniões, a troca de ideias e conhecimentos são incentivadas.
    (Thiago)

    ResponderExcluir
  12. 1° TER CONHECIMENTO PQ PARA UM TECNICO E BOM SEMPRE TER CONHECIMENTO NOS MATERIAIS DE TRABALHO
    2°VISAO CRITICA E IMPORTANTE PARA QUESTIONAR QUAL QUER COISA DA AREA DO TECNICO E ASSIM ELE PODE SAIR DE SITUAÇOES DIFICEIS
    3° ATRAVES DA HUMILDADE E RESPEITO COM O PROXIMO E MUITA RESPONSABILIDADE
    4°SIM PORQUE SE TODOS COLABORAÇEM ISSO NAO SERIA UM MUNDO RUIN
    5° ATRAVES DE MUITO ESFORCO E DETERMINACAO

    ( FRANCISCO DANIEL )

    ResponderExcluir
  13. -o conhecimento técnico científico nos auxilia, e nos ajuda a ter um conhecimento na área de eu desejar.
    -ser critico nos ajuda profissionalmente temos que dar nossa opinião,nos comunicar,perguntar e saber responder esse é meu ponto de vista sobre visão critica.
    -ter postura é essencial, ser educado,ter paciência, termos técnicos, dar atenção e explicar como o cliente monta sua maquina caso ele não saiba.
    -Sim pode melhora ajuda na reciclagem e preservação do meio ambiente.
    -Ajudando ao próximo,O senso de colaboração e o respeito ao trabalho em equipe são características muito bem vista por lideres e executivo que buscam bons profissionais. hoje em dia ajudar os colegas de trabalho é uma chave para o sucesso profissional.
    ( Andressa)

    ResponderExcluir
  14. a) Em que o domínio técnico científico, me auxilia na atuação profissional?
    ter total conhecimento do que estou fazendo para resolver as situações
    b) Porque ter uma visão crítica é importante?
    para que aja uma analise de forma bem pratica e confiança do que há para ser feito
    c) Como fazer com que percebam a minha atitude empreendedora?
    mostrando que tenho certeza do que estou falando, e com muita calma e um bom dialogo explicar a situação
    d) A atitude sustentável pode melhorar a forma como cuido do meu negócio e do mundo? Explique!
    claramente esses atitudes não trazem beneficio apenas para meu negocio, e sim para o todo.
    e) Ser colaborativo é uma atitude que agrega valor ao profissional, como demonstrar essa atitude?
    Sim, e sempre bom ajudar o próximo, pois você pode precisar de ajuda uma hora. e mostra o quanto e prestativo e tem variados conhecimentos.
    Nome: Evelyn Cristina

    ResponderExcluir
  15. a) Em que o domínio técnico científico, me auxilia na atuação profissional?
    R=para que o meu trabalho seja bem executado para que haja profissionalismo.
    b) Porque ter uma visão crítica é importante?
    R=ter visão crítica significa que você saber o que ta fazendo isso passa confiança para o cliente.
    c) Como fazer com que percebam a minha atitude empreendedora?
    R=explicar o que estou fazendo mostra que eu sei executar a tarefa bem feita e resolve o problema.
    d) A atitude sustentável pode melhorar a forma como cuido do meu negócio e do mundo? Explique!
    R=Sim,pois o benefício não seria so pra mim e sim para todos.
    e) Ser colaborativo é uma atitude que agrega valor ao profissional, como demonstrar essa atitude?
    R=Sim,pois você mostra ter capacidade no que está fazendo.
    (Jessica Gomes)

    ResponderExcluir

Projeto Integrador - Recuperação

Olá caros Alunos, Essa é a oportunidade de ouro para você recuperar sua nota e desenvolver a competência! Aproveite e dê o seu melhor. ...